sábado, 23 de abril de 2016

A Salvação em Cristo é individual

Parece que Atos 16:31 afirma que no caso de eu crer em Jesus, aceitá-lo como Salvador e ser batizada, meus familiares também podem desfrutar da salvação. Isto não contradiz o ensino bíblico de que a salvação é individual? 


“Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” Atos 16:31.
Á primeira vista este texto, que trata da conversão do carcereiro e de sua família ao Deus Verdadeiro (Atos 16:27-34) parece contrariar o ensino bíblico de que a salvação é individual (ver II Coríntios 5:10, Romanos 14:12, Apocalipse 22:17, etc). Porém, uma análise de seu contexto nos ajudará a compreendê-lo. Vamos ler três versos deste capítulo:
“E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.” Atos 16:32.
“Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.” Atos 16:33.
“Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.” Atos 16:34.
Estes versículos nos mostram que:
1)Paulo e Silas pregaram a Palavra de Deus não apenas ao carcereiro, mas também “a todos os de sua casa”.
2) “Todos os seus” (os familiares que estavam com o carcereiro) foram batizados. Para isto acontecer eles tiveram de ter ouvido a Palavra e ter aceitado a Jesus como Salvador. Não era costume dos apóstolos batizar alguém que não cresse em Jesus e O aceitasse (ler Atos 8:36 e 37).
3) Não apenas o carcereiro, mas também “todos os seus” manifestavam naquele momento alegria por terem crido em Deus.
Deste modo, podemos concluir que em Atos 16:31 Paulo e Silas estavam fazendo um convite ao carcereiro para que ele aceitasse a Jesus e afirmando que, se os seus também o fizessem, seriam salvos. O contexto do verso nos mostra que para serem salvos os seus familiares tiveram também que (1) ouvir a Palavra (2) crer e (3) ser batizados. Assim, a doutrina bíblica de que “cada um será julgado segundo suas obras” (Mateus 16:27, Apocalipse 22:12), ou seja, individualmente, é reforçada em Atos 16.
E você? Já aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador e Deus? Se sua resposta for sim, parabéns! Mantenha-se ao lado dele até o fim! Caso ainda não tenha O convidado para ser o seu Salvador, não perca tempo. Ele quer muito te salvar e deseja ansiosamente que esteja preparada (o) para a Sua segunda vinda que ocorrerá em breve. “… Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.” Hebreus 4:7.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu O Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.
Somos predestinados segundo a presciência de Deus: Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação e do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. (1ª Pedro 1:2).
Não há acepção, o indulto foi concedido a todos de igual modo: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios, 2:8.
Todas as criaturas foram incluídas neste imenso amor de Deus e gozam da liberdade de achegarem-se ao trono da graça e, em arrependimento, receberem a absolvição pelos seus pecados cometidos. No entanto, muitos acreditam que por haverem alcançado esta graça, seus filhos e familiares estarão incluídos, baseando-se na profecia de Paulo para o carcereiro: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31.
É bem claro que esta promessa foi dada em uma inspiração profética do Espírito Santo direcionada ao carcereiro e não a todos quantos cressem, se não, vejamos:
Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? 1ª Coríntios 7:16.
Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha , filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra. Lucas, 12:53.
Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro. Lucas 17:34.
E o que diríamos dos filhos do sacerdote Eli? “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de belial; não conheciam ao Senhor.” 1ª Samuel 2:12.
Muitas outras referências poderíamos citar, mas creio que registramos o suficiente.

Outros creem que seus filhos são filhos da promessa respaldando-se na conclusão que extraem desta promessa: “vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque.” Gálatas 4:28.

Deus prometeu literalmente a Abraão um filho e que nele seriam abençoadas todas as nações da terra. (Gênesis 26 :4b).

Quanto a nós, Paulo afirma: Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. Romanos 9:8.

“Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.”
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão.
De modo que os da fé são abençoados com o crente Abrão. Gálatas 3:7-9.

Paulo nos traz uma luz clara: Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1ª Coríntios 15: 50.

Todos temos que fazer morrer a nossa velha natureza e sermos lavados no sangue de Jesus se desejamos herdar a vida eterna. Assim como o purgatório ou rezar pela alma após a morte, reencarnação, não tem poder de nos purificar de pecados - como diz a própria palavra: “Ao irmão, verdadeiramente, ninguém pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate, pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre.” (Salmo 49:7,8) - não podemos também criar atalhos para os nossos, por mais preciosos que nos sejam. A salvação pertence Ao Senhor e a oportunidade a todos.
Evangelizemos, oremos e sejamos acima de tudo luz para os nossos e para tantos quantos nos rodeiam. Pra. Guiomar Barba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário